terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Cine Tertúlia no MUMBI

Olá camaradas e camarados, sim sabemos que estamos bem por fora de atualizações no presente blog do Cine Tertúlia, mas queremos lhes comunicar que o mesmo se encontra atualmente na forma de cineclube dentro do Museu Memória do Bixiga. Nossa "primeira" experiência nesse retorno a nossa forma mais clássica, como um cineclube, não poderia ter outra palavra chave a não ser #INSANO.

Olha só a animação da criançada!
Nesse retorno ao MUMBI pautamos por apresentar uma versão resumida dos nossos projeto e REVOLUÇÃO GLOBAL e nos voltamos para três audiovisuais, se focando com a condição situada do espaço, logo o debate da memória não deveria ficar de fora daquela #INSANA tertúlia.

Só nas "fotrogafias" estilo Raça Negra
O primeiro vídeo foi uma reportagem de 2010 do Jornal da Gazeta sobre o lugar, assim já começamos a levantar questionamentos sobre a própria ideia de memória, com uma reportagem de quase 10 anos atrás. Sendo assim, a pauta da identidade do bairro e/ou museu também foi refletida: será que o bairro ainda é de italianos somente? Novas identidades não foram forjadas nesse processo de relação entre outsiders e estabelecidos, como diria Norbert Elias?

Museu do Bixiga - 22/03/2010


Com esse panorama inicial apresentado fomos para debater o processo de formação de memória, que é forjado e disputado entre muitos grupos em sociedade e pautamos aqui para comparar duas propagandas dos 150 anos da Caixa Econômica Federal, em que fizeram uma construção do personagem Machado de Assis, mas num primeiro momento com um ator branco. Claro que esse discurso apresentado levantou muitas críticas na sociedade e resultou numa nova construção do escritor, agora negro.

PROPAGANDA CAIXA
MACHADO DE ASSIS BRANCO

MACHADO DE ASSIS NEGRO

Reservamos a "pior" parte (leia-se MAIS INSANA) para o fim. Com #INSANO curta metragem de ninguém menos que David Cronenberg: "CAMERA". Em conhecemos as declarações pessoais de uma antigo ator de cinema e mostrando sua relação extremamente ambígua com o cinema, desde felicidade até como um veneno que sugada todas as suas energias. Nesse momento estabelecemos um norte final para refletir sobre como o tempo influencia em nossas opiniões e identidades.

CINEMA (2000) de Cronenberg

Assim finalizamos um empreitada muito significativa, em busca de reafirmação e #INSANIDADES, ao lado do MUMBI esperamos construir debates que garantam cada vez mais a importância da memória. Agradecemos a todxs que apareceram no dia 09/02 de 2019 e esperamos novas empreitadas #INSANAS para o dia 16/02. LINK DO EVENTO: goo.gl/Zbuqna.

Siga o Cine Tertúlia no Facebook e no Instagram
Assine nosso Feed e recebe as últimas atualizações.
ACREDITE NA GRAVATA!