quinta-feira, 16 de novembro de 2017

TertúliaView: "Terra Selvagem" (Wind River) 2017 de Taylor Sheridan



Provavelmente você já ouviu falar que o Western ou faroeste (bangue-bangue ou filme de cavalo) é o "cinema por excelência" dos Estados Unidos. De fato é o gênero mais longevo, iniciando com os primórdios do cinema e rendendo grandes filmes até hoje. E de fato como tudo que é longevo está a mercê das transformações do tempo, o próprio gênero Western se modificou. No entanto, não estou aqui para tratar da evolução do gênero até os dias de hoje, isso será assunto de outro post. O que venho tratar aqui é de como Terra Selvagem (Wind River - 2017) é um filme que está inserido neste (podemos dizer) gênero fílmico.

+ Terra Selvagem (Wind River) 2017 de Taylor Sheridan



Dirigido e roterisado por Taylor Sheridan, o mesmo roteirista de A Qualquer Custo (Hell on High Water - 2016) e Sicario - Terra de Ninguém (Sicario - 2015), Terra Selvagem conta a história de uma morte misteriosa em uma reserva indígena no estado de Wyoming, Estados Unidos, e os esforços de Cory Lambert, interpretado por Jeremy Renner, um caçador que protege a reserva de ataques de lobos e leões da montanha, e Jane Banner, interpretada por Elizabeth Olsen, uma oficial do FBI que foi designada a investigar o crime.

 Em um cenário inóspito das planícies geladas do Wyoming, o título do filme brinca com a situação: em primeiro lugar pelo próprio espaço onde o filme se desenrola, um local que remete aos Wilderness dos filmes de faroeste clássicos, apesar de seu clima que chega a 30 graus negativos. Podemos definir Wilderness como qualquer espaço inóspito onde os homens e mulheres, por conta de condições climáticas,  isolamento e contato com a vida selvagem, são testados e tem seus valores civilizatórios colocados a prova.
O antagonismo entre a Cidade e o Wilderness, espaço onde só os fortes sobrevivem.
 E em segundo lugar, o título faz uma alusão à própria condição que os nativo-americanos se encontram. Com uma história de exploração e massacre, estas populações foram sucessivamente retiradas de seus territórios e cercadas em parques e reservas e abandonadas pelo governo americano. Podemos entender o filme como um manifesto clamando por melhores condições para estas populações, que nem sequer entram nas estatísticas de pessoas desaparecidas, ficando desamparadas pela lei estadunidense.
A perda da cultura nativa
Não é apenas no título que encontramos referências a temática do cinema Westerns. O personagem de Jeremy Renner é um exemplar do herói clássico do gênero. Apesar de sua boa relação e proximidade com a comunidade indígena, Cory Lambert não é indígena e sua inserção na comunidade ocorreu pelo seu casamento com uma nativa, exercendo uma autoridade carismática dentro da comunidade. Ele conhece a reserva e seus habitantes e sabe como agir, sempre seguindo seu código de conduta moral particular. Sua motivação também é típica dos heróis de faroeste. Definido conceitualmente como Inner-directed hero, ou seja, o herói motivado por questões interna, Cory decide ajudar nas investigações pelo fato do caso lembrar um grande trauma de seu passado.


Um elemento recorrente do Western Clássico é a partida do herói ao final da aventura, elemento subvertido aqui.
No entanto, alguns elementos subvertem a ordem clássica do gênero. Aqui não há a luta clássica entre o cowboy e os índios, sempre representados como um entrave para a conquista do Oeste. Apesar de haver uma tensão entre nativo-americanos e brancos ela é motivada pela condição que os brancos legaram a estas comunidades. Não há estereótipos indígenas, o que vemos é uma comunidade modificada pelo convívio com o homem branco que marginaliza e não reconhece os direitos destes grupos.
Outra subversão presente em Terra Selvagem é a perda do cowboy como referência.
Apesar de carregar alguns vícios do cinema Western clássico, como  o protagonismo do homem branco e o papel secundário da mulher, Terra Selvagem embarca na locomotiva do novo cinema de faroeste e certamente se tornará uma título lembrado do gênero. Sua crítica social também é um ponto a ser exaltado, principalmente pela escassez de filmes que representam as populações nativo-americanas de maneira não estereotipada e evidencie os problemas que estão legadas.

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