quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Tertúlia Indica: "Demônio" (Devil, 2010) de John Erick Dowdle

Direção: John Erick Dowdle
Roteiro: Brian Nelson , M. Night Shyamalan
Elenco: Chris Messina, Caroline Dhavernas, Bokeem Woodbine

   5 pessoas presas em um elevador. Além da ansiedade de estar preso dentro de uma caixa de metal suspensa por cabos sem poder fazer nada, adicione uma pitada de sobrenatural e suspense e você terá Demônio (2010).
   Por ser um filme que se concentra em um só lugar o filme é rápido e intenso e você fica tenso pois o filme te deixa pronto quando a ação acontece. Colocando questões de religiosidade o filme tenta construir uma narrativa parecida com Crash - No limite (2014), fatos desconectados que se ligam durante o filme, porém o deus ex machina final é de explodir a cabeça. Porém isso contribui para construir o que é o norte do filme: nada acontece por acaso.
   O principal atrativo do filme é trazer um visão diferente para os filmes de terror como James Wan fez recentemente com Invocação do Mal (2013). Estava até agora escapando de citar M. Night Shyamalan. Ele escreve o roteiro e ficou conhecido pelos seus plot twists, uma virada inesperada na trama. Porém, após o sucesso inicial sucederam filmes não tão bem recebidos pela crítica e ficou a expectativa de quando o Shyamalan voltaria a ser o Shyamalan de O Sexto Sentido (1999), Corpo Fechado (2000), Sinais (2002) e A Vila (2004)? Bem, a narrativa de Demônio não te faz esperar muito pelo filme e isso torna a experiência interessante pois o filme te dá bastante coisa em troca. E o suspense que nosso querido Shya consegue colocar em todos os tipos de filmes possível não poderia estar fora de um filme acerca do sobrenatural. Shyamalan sempre está sendo Shyamalan até em Fim dos Tempos (2008) e Depois da Terra (2013), nós despir da expectativa é a melhor maneira de aproveitar um filme.
   O filme é um ótimo suspense, rápido, intenso, que pode trazer surpresa quanto ao gênero, fugindo um pouco de clichês e colocando o questionamento sobre o acaso e sobre segredos, personalidade. Se é cultivado uma cultura do medo em várias sociedades mostrando que o mundo é perigoso e não podemos confiar em ninguém como lidamos com 5 estranhos depois que coisas inexplicáveis acontecem e você não pode fugir nem se defender?




Curiosidades

- O diretor John Erick Dowdle é o mesmo de Quarentena (2009), adaptação hollywoodiana de [REC].

- A produção optou por fazer um elevador mais profundo ao contrário de mais largo, comum em edifícios comerciais, para aumentar a sensação de "enterrado vivo" dentro dele, principalmente, quando se está longe da porta que, teoricamente, está ligada "a salvação" de quem está preso.

TRAILER LEGENDADO

Siga o Tertúlia no Facebook, no Instagram e assine nosso feed para receber as últimas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário