quinta-feira, 20 de novembro de 2014

TertúliaView: "Fuga no Século 23" (Logan's Run) 1976 de Michael Anderson



Direção: Michael Anderson
Roteiro: David Zelag Goodman, William F. Nolan, George Clayton Johnson
Elenco: Michael York (Logan), Richard Jordan (Francis), Jenny Agutter (Jessica).


Cuidado, este post contém revelações sobre o enredo.
            Antes de tudo é primordial contextualizar o filme, assim vamos começar pelo seu ano de lançamento: 1976, década que marcou uma sociedade estadunidense com grande questionamentos que iam de frente com diversos valores morais enraizados ali, sendo um produto de combinações de décadas anteriores de uma sociedade em transformação, a ideia de uma sociedade perfeita capitalista não se sustentava mais, o chamado "sonho americano" se tornou uma grande falácia, nesse contexto conhecemos a década de 1970, com a realização de diversos projetos que buscavam ser uma alternativa a uma crise no moralismo rígido da sociedade. De tal modo surge a geração beat com experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os protestos juvenis contra a ameaça de endurecimento dos governos. Influenciando movimentos como o feminismo, dos direitos civis em favor dos negros e homossexuais e os "hippies" - a chamada de contracultura. Tudo que sairia disso não iria ser partidária dessa "sociedade perfeita".
            Tal sociedade é muito bem discutida no filme, uma sociedade que se baseava em uma ilusão, o "perfeito" seria somente para poucos, assim como apresentado no também setentista "Ano 2003 - Operação Terra" (Futureworld, 1976) de Richard T. Heffron - que tem um dos melhores finais da história do cinema (SPOILER) - em que somos apresentados a uma tentativa de criação de um lugar perfeito. Mas em Fuga no Século 23 o role já é mais pesado! Estamos em uma sociedade perfeita! Todos sobreviventes de uma guerra no mundo - assim como em "Blade Runner" (mais no livro de Philip K. Dick) e em "Equilibrium" ao tratar de um mundo posterior à uma nova Guerra Mundial. Sendo uma sociedade que vive somente para o prazer, proporcionado principalmente por máquinas, uma possível referência a uma sociedade cada vez mais dependente de máquinas para se obter a felicidade. Assim como temos hoje com celulares e o computadores, que provavelmente você esteja utilizando agora para ler esse texto, ou como cinema, fruto de uma sociedade compulsiva por máquinas, sendo uma arte fruto de máquinas.
            Uma vida fácil, sem preocupações e onde a oferta de sexo é fácil. Apenas ligue sua máquina, veja um catálogo e escolha um parceiro - apenas momentâneo - para se divertir. Típico da sociedade do consumo fácil e rápido que começa a se delinear na década de 1970. Porém, no filme não se torna tão fácil assim. Nosso protagonista faz todos estes passos, porém a parceira escolhida por ele, o rejeita. Não aceita transar com ele. Justamente com ele, um indivíduo que ocupa uma posição elevada naquela sociedade. Não era isso que esta sociedade o prometera.
            Essa sociedade se baseia estritamente no presente: o passado? Sem reflexão... o futuro? Não há outra possibilidade se não a continuidade do presente, uma sociedade sem aspirações e sem expectativas. Logo o ritual chamado de "renovação" é a "morte" dos habitantes, para poderem renascer jovens novamente. Por qual motivo ficar velho? Se a memória não se faz útil e o futuro não é encarado com esperança? Então vamos viver um ciclo infinito sem expectativas... Mas afinal porque ter alguma? Seu sistema é "simples, lógico, perfeito. Você tem algo melhor?", como diz o personagem Francis 7 ao nosso protagonista Logan 5, se eles vivem em um paraíso, não há questionamento!
            Se não há expectativas, não há apego, não há esperança pela mudança... E assim essa sociedade é cada vez mais individualizada, com cada um em sua função (escolhida no momento em que nascem, já que eles são "renovados"), o apego se torna algo antiquado e obsoleto. Conhecer seus progenitores é algo considerado asqueroso... Afeto é algo inconcebível... O ser humano se coisifica, em meio  a um mundo de pessoas funcionais e sem sentimentos.
            Outro ponto interessante é a relação do tempo com a liberdade, na cidade todos possuem um chip que determina o tempo de vida de cada um, assim eles estão presos dentro de um ciclo de funcionalidades e produção. Uma cena em que Logan 5 e Jessica 6 percebem que seus relógios não funcionam mais, logo não se encontram mais dentro do sistema temporal da cidade, eles se encontrar simplesmente como são: humanos... E numa possível referência ao movimento de liberdade sexual do período, eles estão peladões nessa cena.
           Durante todo o filme, a questão da ambivalência da vida é problematizada. Para quem nunca ouviu falar desse conceito, ele foi cunhado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Esta ambivalência a que Bauman se refere é a relação entre a segurança e a liberdade. Para mais informações, recomendo uma entrevista dele disponível no Youtube.


            Em uma sociedade que se pode ter tudo, a liberdade se torna uma pequena ideia sacrificada em nome da segurança e diversão que pode ser desfrutada ao longo de 30 anos. Uma ideia tentadora sem dúvida, mas ao mesmo tempo entediante, ainda mais para jovens que não aceitam serem controlados e por isso fogem para uma ala da cidade isolada e vivem como indigentes.
            Todos são privados de saírem da redoma que cerca a cidade, e se tentarem, são eliminados. Um eufemismo adotado pelos vigilantes, pois mesmo neste momento não se pode admitir a morte. Mas por que esta compulsão por deixar a cidade? Talvez o medo da tal renovação, que muitos aceitam crentes que retornarão novos em folha, mas ninguém nunca conheceu alguém que tenha se "renovado". O que há lá fora? Logan 5 é designado a descobrir. A Máquina ordena que ele encontre "O Santuário" e para isso o transforma em um dos fugitivos, tirando seus preciosos anos de juventude antes do "Carrossel de Fogo". Anos que não é bem certo que a Máquina o devolverá. Quando os papéis se invertem, Logan 5 começa a compreender porque as pessoas tentam fugir deste ambiente seguro. A morte no fim assusta, ainda mais para indivíduos de uma sociedade imediatista. Nós iremos realmente voltar? Nunca se encontrou ninguém para responder...
            Tornando-se agora um fugitivo, Logan 5 agora tem que lutar com aqueles que antes eram seus parceiros de trabalho e tentar cumprir sua missão, que neste momento não é mais encontrar o tal "Santuário", mas sobreviver. E quando realmente ele consegue, descobre-se um mundo completamente diferente do que ele conhece. Isso merece ser compartilhado com as pessoas que vivem na redoma de vidro. Mas quem lhe daria ouvidos? Obviamente uma grande referência à Platão e o seu Mito da Caverna.
            Mas acho que o filme peca muito ao colocar conclusões, Logan e Jessica encontram antigos símbolos políticos dos States (assim como em "Planeta dos Macacos" de 1968), andando nas ruínas do "National Mall" de Washington DC e lá encontram um velho, coisa que nunca tinham conhecido: algo velho, com memórias, vivências e sentimentos. Assim esse velho se torna então a solução para as mentiras que foi construído o mundo de Logan... sacou? O velho seria uma analogia aos antigos costumes estadunidenses, ao encontrar a solução dentro dele o filme alega que a solução para o futuro do mundo está contido naquele "passado" da história do filme, mas o presente de 1970. Logo o filme cai infelizmente em sua própria crítica, ao exaltar a sociedade presente dos Estados Unidos e afirmar que o futuro é algo maldito. Além disso, o velho que detém memórias de como o mundo era antes da guerra é o único que pode questionar as verdades impostas por aqueles que controlam a cidade na redoma de vidro, uma forte alusão aos regimes totalitários que a pouco os Estados Unidos livrou o mundo. 
            Fuga no Século 23 não trás discussões tão inovadoras se olharmos hoje. Filmes como os já citados Equilibrium (2002) e Planta dos Macacos (1968), ou mesmo Matrix (1999) e 1984 (1984), trazem discussões se não parecidas, muito próximas. Porém temos que levar em conta o ano que "Fuga" foi produzido, 1976. Em meio de diversas mudanças políticas, culturais e sociais que o mundo da Guerra Fria atravessava, sua abordagem certamente levantou discussões importantes para o período e que se mantém atuais. Vejo Fuga no Século 23 como a ficção científica por excelência, não apenas por se passar em um futuro cheio de máquinas e roupas estranhas, mas por utilizar esses elementos para dialogar com a época em que foi produzido e assim levantar discussões e críticas.

O Carrossel. Esse não parece ser tão divertido "//
Nunca confie em robôs!!!
TRAILER


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