sábado, 17 de janeiro de 2015

Tertúlia Indica: Tusk (2014) de Kevin Smith



Objetivos? Finalidades? Metas? Não achei nenhum, a não ser minha perplexidade perante ao novo filme do mestre NERD Kevin Smith... BIZARRO É POUCO! Pensa uma combinação das "experiências" de Jigsaw em Jogos Mortais e de Dr. Heiter em A Centopeia Humana, que mistura horror, drama e comédia. Esse filme simplesmente é uma bagunça generalizada!

+ Tusk (2014) de Kevin Smith

Poster do filme.

Acho essencial começar falando do nosso querido diretor Kevin Smith, considerado por muitos o rei da cultura NERD no cinema, ele nasceu em Nova Jérsey e por isso muitos de seus filmes se ambientam lá. Seu primeiro filme de sucesso foi O Balconista (Clerks, 1994), ganhando prêmios no prestigiado Sundance, assim o diretor não parou, fazendo diversos filmes apreciados pela tribo NERD e cheios de referências a cultura pop, principalmente Star Wars. E para você ter certeza que ele é NERD mesmo, ele já escreveu diversas Histórias em quadrinhos.

O ator Michael Parks "animando" seu "novo amigo"
 
Devido a essa fama Smith possui diversos meios para falar com seus queridos fãs, como um podcast que ele apresenta semanalmente, e por acaso num desses programas tinha como tema sobre uma pessoa vestida de morsa. Para nós, meros mortais, tal tema é algo fútil, mas para Smith a discussão durou mais de 1 hora e rendeu esse filme que agora lhes escrevo.

Justin Long em "transformação"

A trama de Tusk é bem sui generis (de seu próprio gênero, ou seja, único em seu gênero). Conhecemos Wallace Bryton e Teddy Craft, dois apresentadores idiotas de um postcat de humor (mas daquele humor bem bizarro e grotesco que minha pessoa particularmente odeia), que em um determinado dia estão ridicularizando um vídeo na internet chamado "Kill Bill Kid". Bryton (Justin Long) resolve conhecer a pessoa do vídeo pessoalmente e assim viaja ao Canadá, contrariando sua namorada (Genesis Rodriguez). Mas ao chegar lá descobre que o garoto do vídeo cometeu suicídio e para não perder a viagem resolve visitar um senhor chamado Howard Howe (Michael Parks) e ai que o filme começa a se tornar bizarro ao máximo! O filme será o início de uma possível trilogia de Smith chamada "True North", que podemos afirmar com toda a certeza de que será única, Smith meio que "reinventa" o gênero do horror, criando um possível filme cult proibido.

Haley Joel Osment e Genesis Rodriguez
A dupla Jay and Silent Bob
Mas bizarro nessa história já começa pelas escolhas dos atores, temos o grande Cole Sear, sim isso mesmo, nosso garoto de O Sexto Sentido, mundialmente conhecido como Haley Joel Osment no papel de Teddy Craft. DIFÍCIL DE ACREDITAR NÉ? Temos também ninguém mais que Johnny Depp nesse filme! Isso mesmo! Mas ele aparece com o nome de Guy Lapointe nos créditos do filme (pelo que fiquei sabendo ele utilizou desse pseudônimo para que o público não visse o filme simplesmente pela sua participação). Mas que faz algo que há tempos não via, uma BRILHANTE ATUAÇÃO! Isso mesmo, parece que nesse filme Johnny Depp desligou o "piloto automático" (que vem fazendo em alguns filmes) e resolveu atuar mesmo: seus discursos, seus trejeitos conseguem roubar toda a cena do filme. Para completar temos uma curiosa referência a dupla Jay and Silent Bob, com duas balconistas pouco simpáticas interpretadas pela filha de Kevin Smith (Harley Quinn Smith) e pela filha de Johnny Depp (Lily-Rose Melody Depp). 



Não sei se é felizmente ou infelizmente, mas é muito improvável que apareça nos cinemas no Brasil, pois assim que os créditos desse filme apareçam aqui na minha tela, não sabia como reagia: se gritava "QUE BOSTA!" ou tentava entender isso tudo. Na real eu realizei as duas atitudes, mas ainda não consegui entender esse filme. É uma obra extremamente estranha e será difícil de ser esquecida pelo seu público. A  história em si é tão BIZARRA, que é impossível definir um sentimento perante nosso protagonista, ás vezes o odiamos, o amamos e no final não sabemos o que sentimos por ele. Com piadas infames, fatos grotescos, diálogos INSANOS, torturas e muito sangue o filme tem tudo para não desgrudar de sua mente.


O filme tenta no final dar um ar dramático... mas num deixa de ser bizarro!

"Não se preocupe. É bom chorar. Isso nos separa dos animais. Mostra que você tem uma alma."



PS: Para resumir não é filme nada recomendável (nenhum pouco) mas minha mente estava inquieta com ele... Tinha que compartilhar isso com vocês, agora se você deve assistir ou não é uma opção sua.

TRAILER LEGENDADADO


------------------------------------ 


FILMINHO BEM BIZARRO ESSE HEIN... COMENTE! 
NOS AJUDE A DEIXÁ-LO MAIS BIZARRO AINDA! 

QUER MAIS? ENTRE NO NOSSO FACE:  fb.com/cinetertulia
UM POUCO MAIS? ENTRE NO NOSSO INSTA: instagram.com/cinetertulia
QUER MAIS AINDA? ASSINE NOSSO FEED DE INSANIDADES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário