quinta-feira, 18 de junho de 2015

TertúliaView: O Homem de Aço (Man of Steel - 2013)


Direção: Zack Snyder
Roteiro: David Goyer.
Estrelando: Henry Cavill, Amy Adams, Kevin Costner, Russel Crowe

Gênero: Ação, Ficção científica, Super-Herói

ATENÇÃO!!! O texto a seguir contém revelações sobre o enredo que possam ser consideradas bombásticas por você. Se sua política sobre spoilers eh rígida e pouco permissiva, cuidado. Ademais, se divirta
É de conhecimento geral - pelo menos para quem acompanha superficialmente quadrinhos - a rivalidade entre Marvel e DC comics, as maiores editoras de revistas em quadrinhos do mundo. Se essa rivalidade é antiga no ramo gráfico, podemos dizer que apenas a partir do lançamento de O Homem de Aço (Man of Steel) que essa rivalidade ganhou força. Bem, não é de hoje que se produz filmes sobre super-heróis. Desde a década de 1960, as produtoras, percebendo o grande sucesso das histórias em quadrinhos, levaram os grandes heróis para as telonas.

Filme do Batman de Adam West (1966)
Mas podemos dizer que o sucesso definitivo veio na década de 2010, após a Walt Disney adquirir a Marvel Entertainment, tirando a editora de uma crise que a obrigou a vender os direitos de imagem cinematográfica de seus principais heróis para estúdios como Sony e Universal. A partir de então, a Marvel Studios investiria pesado na produção de filme de seus principais heróis para o chamado "Universo Partilhado", onde todos os filmes produzem efeitos e tem ligação com os demais.

Quilômetros atrás nessa corrida maluca por produzir mais filmes e ganhar mais dinheiro, a DC comics demorou mas conseguiu dar a largada. E sua "primeira" produção para concorrer com a Marvel Studios foi Homem de Aço. Ele abre a lista de produções previstas até 2020.

Cronogramas de filmes da DC Entarteinment até 2020

Lançado em 2013, Man of Steel é um reboot da série cinematográfica do Superman, cujo último filme foi Superman Returns, de 2006. Dessa forma, o filme conta a trajetória de Kal-El (Henry Cavill) desde os eventos que fizeram seus pais, Jor-El (Russel Crowe) e Lara Lor-Van (Ayelet Zure), o enviarem em uma espaçonave para a terra, tentando salvá-lo do cataclismo iminente de Kripton. Em seguida o General Zod (Michael Shannon) tenta aplicar um Golpe de Estado alegando que os anciãos eram culpados pela situação que o planeta se encontrava. Com o golpe fracassado, Zod e seus comandados são sentenciados ao exílio na "Zona Fantasma", onde permanecem até a destruição de Krypton (grande spoiler).

Krypton em meio a guerra civil
Enviado a Terra, um dos diversos planetas com atmosfera próxima a Krypton, Kal-El é criado por um casal de fazendeiros no interior do Kansas, Jonathan (Kevin Costner) e Martha Kent (Diana Lane). A linguagem não linear do filme permite que muitas coisas fiquem subentendidas, como os primeiros anos da infância de Kal, agora como Clark, muito pela origem conhecida do personagem, adaptada em diversos filmes e pela conhecida série da década de 1990. A partir de então, o que vemos é um homem vagando pelo mundo buscando respostas. Quem ele era? Por que era tão diferente dos outros? E qual é seu lugar naquele mundo? Esta busca que Clark inicia é o que o antropólogo Joseph Campbell definiu no livro O Herói de Mil Faces, como a Jornada do herói. Esta jornada seria a busca do herói pelo conhecimento e redenção. Dividida em 3 partes, ela inicia com a Partida (ou separação), quando o herói aspira a sua jornada, ou seja, quando ele necessita buscar respostas ou vencer desafios; segue para Iniciação, quando o herói passa por diversas aventuras e provações; e termina no Retorno, o momento onde o herói volta pra casa com o conhecimento e poderes que adquiriu em sua jornada.

Estrutura da Jornada do Herói, delineada pelo antropólogo Joseph Campbell
A tese de Campbell é que todos os mitos seguem de alguma forma essa estrutura. Prometeu, na mitologia grega, Buda ou mesmo a história de Jesus Cristo, seguem este paradigma. Sobre este último, sua associação e inspiração não só em Man of Steel, mas no cânone do personagem é algo a se destacar. No filme, diversas referências ao cristianismo são postas. Um ser enviado a Terra para salvar a humanidade de seus possíveis pecados. Confere. Os flashbacks da infância que mostram o desenvolvimento de seus poderes. Confere. A questão dele ser concebido pelo pecado original, algo já extinto na sociedade kryptoniana e considerado heresia. Sua batalha com Zod ocorre em seu 33º ano de vida, mesma idade que Jesus foi crucificado.

God, is that you?
Superman é uma figura que encarna a moral da sociedade judaico-cristã. O homem (que de fato não é um homem) mais poderoso da terra nos causa ao mesmo tempo fascinação e terror. Aquilo que Rudolf Otto, teólogo alemão, define como o Numinoso, a manifestação do divino. Segundo Otto, o Numinoso causa fascinação, mas também terror, pelo seu aspecto inexplicável, pela absoluta superioridade de poder e energia do divino. Dessa forma, se tomarmos o Superman como a representação de algo além do homem, seja Cristo ou qualquer força incompreensível e superior a nós, encontramos nele o Mysterium Tremendum et Fascinans, aquilo que aterroriza e fascina ao mesmo tempo.

Mysterium Tremendum et Fascinans


TRAILER LEGENDADO

Curtiu nossas brisas? Teve outras? Só escrever ela nos comentários. Divulga pra mãe, pro pai e pro irmão, pra família toda ficar pirada na gravata. Curte a gente no Facebook, no Instagram, coloca o tapa olho, a perna de pau e o gancho e AHOY marujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário