quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Tertúlia Análise: MELHORES DE 2016

Queridxs tertulianxs, assumimos que estamos distantes do blog! A vida adulta nos consome cada vez mais... Mesmo assim estamos aqui para garantir que ocorreu um pouco de INSANIDADE no ano mais desgraçado que existiu (na opinião de 12 em cada 10 pessoas, segundo o DataFolha)! Sim galeris, INSANIDADES ocorreram aos montes... e como estamos falando de cinema, vamos nos voltar a ele! Com essa listinha cheia de amor e compaixão, apresentaremos os filmes mais INSANOS que apareceram nos cinemas brasileiros em 2016, isto é, garantimos sua mente explodida ou seu dinheiro de volta!

* Sobre dúvidas nos filmes selecionados, consultamos a lista do FILME B com todos os lançamentos do ano!
* Lembre-se! A lista abaixo está em ordem aleatória, logo não estão em um "ranking" de colocações. BLZ?
* SIMBORA PRA LISTA!

+ Memórias Secretas (Remember, 2015) de Atom Egoyan


Estrelando Cristopher Plummer, Martin Landau e outros (Bruno Ganz, Dean Norris), "Memórias Secretas" trás a história do sobrevivente do holocausto Zev Guttman, e com uma pitada de Jason Bourne, seus 80 e poucos anos e uma glock ele sai em uma busca de vingança. Ok, a trama não é tão simples quanto parece. Memórias secretas é o filme que te envolve e te faz querer ver o que acontece depois pois ela está sempre te levando a um extremo de angústia, medo, decepção. Afinal, ele irá conseguir o que ele quer no fim? E afinal o que ele quer? O que fica do filme para mim é como a memória, dependendo de como a tratamos ou relembramos, ela pode ser um assunto delicado e até perigoso, ainda mais em tempos em que a intolerância com o outro cresce novamente.

TRAILER LEGENDADO


+ A Chegada (Arrival. 2016) de Denis Villeneuve


Tem dias que definem a sua história para além da sua vida, como o dia em que eles chegaram. Essa frase aparece nos primeiros minutos de "A Chegada" e lança algumas questões: Quem são eles, Como eles chegaram aqui, Por que diacho estão mostrando flashbacks com a filha dela? "A Chegada" é um filme inteligente e complexo, porém ele não se torna confuso pois Denis Villeneuve (Os Suspeitos, O Homem Duplicado, Sicario) constrói um trama que se desenrola aos poucos e mostra claramente aonde se quer chegar. Como outros filmes de ficção científica na maioria das vezes o importante não é o monstro, mas o que ele representa, e "A Chegada" é inteligente por nos enganar do minuto que entramos no cinema até os segundos finais do filme. Quem são eles? O que eles querem? 
 
TRAILER LEGENDADO

+ A Bruxa (The VVitch, 2015) de Robert Eggers


Se você está esperando um "Invocação do Mal" ou "Annabelle", fique longe desse filme. A Bruxa não faz parte dessa nova corrente do terror cheias de "jump scares" ou o famigerado "torture porn", ele parte para um terror mais sugestivo, psicológico, que cria mais a tensão pelo não apresentado. Tudo aquilo realmente aconteceu ou é fruto de alucinações e histerias coletivas? Se passando no período inicial da colonização britânica na América do Norte, A Bruxa retrata muito bem o imaginário dos peregrinos puritanos que se depararam com uma terra hostil e muito diferente da que estavam acostumados na Inglaterra Neste cenário desolador, este grande "wilderness" acaba afetando a mente de seus hóspedes e deixa no ar "quem é realmente a bruxa nesta história?". Uma obra de terror psicológico, talvez A Bruxa não agrade todos os públicos, com um ritmo lento e clima sufocante, mas sem dúvida é um filme que merece ser visto e discutido.

TRAILER LEGENDADO

+ Mãe Só Há Uma (2016) de Anna Muylaert


A diretora Anna Muylaert se prova como uma das melhores diretoras da nova safra do cinema brasileiro. Depois do sucesso de "Que Horas Ela Volta?" (2015), Muylaert se aventura em mais um tema polêmico, inspirado no sequestro de um bebê de uma maternidade em Brasília em 1986, Mãe Só Há Uma não se foca necessariamente no fato do sequestro em si, mas em suas consequências e mais profundamente no choque entre visões de mundos diferentes. A idade do protagonista é uma escolha certeira da diretora, como lidar com uma mudança de vida tão brusca como a vivida pelo protagonista Pierre (ou Felipe) em um momento de tanta incerteza e crise de identidade quanto a adolescência? Mãe Só Há Uma é um filme sobre visões de mundo contraditórias, sobre a necessidade da compreensão e aceitação para superar as diferenças.

TRAILER
 

+ Rua Cloverfield, 10 (10 Cloverfield Lane, 2016) de Dan Trachtenberg


Acredito que não há nada mais INSANO do que acompanhar um filme que você não sabe absolutamente nada do que irá acontecer... “Wow, essa atriz está no filme?” e “Esse filme vai ser sobre isso então?” são algumas frases que podem sair quando você encara uma empreitada como essa! A produtora Bad Robot merece os parabéns por ocultar tão bem a história do filme, como também se era ou não uma continuação de “Cloverfield” (2008)... Mas merece mesmo um prêmio pela GENIALIDADE do seu roteiro, em que vamos descobrindo como tudo se encaixa de maneira tranquila, sem atropelamentos ou soluções rápidas, construindo dentro do espectador uma tensão que não via há um bom tempo. Com uma protagonista feminina forte e determinada, para colocar qualquer zé roela machista para correr, o filme surpreende com um dos atos finais mais INTENSOS dos últimos anos.

 TRAILER LEGENDADO

+ A Garota do Trem (The Girl on the Train, 2016) de Tate Taylor


Nos últimos anos uma discussão se mostrou muito precisa para a busca de um mundo com mais oportunidades, o “lugar de fala”, isto é, se o emissor tem legitimidade sobre o que está falando e se aquilo que ele fala pode ou não ser questionado. Aqui temos Rachel Watson (Emily Blunt), uma mulher fálida, alcoólatra e desempregada, mas é a única testemunha (e principal suspeita) de um crime brutal. Quem irá dar credibilidade a ela? Quem irá escutar uma mulher? Ainda mais considerada louca e bêbada? Uma porradaria de reflexões sobre o lugar da mulher, sociedade misógina e machismo... Nos colocando em cheque novamente sobre as diferentes perspectivas sobre um mesmo fato (assim como o genial “Garota Exemplar”, clique aqui). Exigindo do espectador inteligência para construir esse estranho quebra cabeça e possuindo um final de BAGUNÇAR A CACHOLA que mereceu um lugar de peso nessa lista dos melhores do ano!

 TRAILER LEGENDADO

+ Sr. Sherlock Holmes (Mr. Holmes, 2015) de  Bill Condon


As releituras atuais do gênio detetive Sherlock Holmes são inúmeras desde a versão norte americana até o sucesso britânico e também as animadoras versões de Guy Ritchie. Todavia se você espera a velha formula do grande detetive Sherlock nesse filme vai se surpreender. O filme é mais que mais uma aventura de Sherlock velho, mas sim uma viagem pela recuperação da memória e pelo prazer da vida. Um filme excelente pra rever os nossos medos com relação a vida, morte e a velhice! Sr. Sherlock é a narrativa da narrativa e a passagem do saber pelo tempo.

TRAILER LEGENDADO

+ Deus Branco (White God/Fehér Isten, 2014) de Kornél Mundruczó


Em tempos difíceis de entender a mentalidade humana esse filme elucida alguns pontos interessantes. É difícil colocar em palavras esse filme que é tão suave e belo quanto é potencialmente violento. Os dramas da condição humana se potencializam conforme a incapacidade do ser se revela nas ações da sociedade e nos papeis que desempenhamos. Sem dizer que é um ótimo filme pra sair do eixo Hollywood de filmes!

TRAILER LEGENDADO

MENÇÕES HONROSAS: Os Oito Odiados (The Hateful Eight, 2015) de Quentin Tarantino, Deadpool (2016) de Tim Miller, Boa Noite, Mamãe (Ich Seh, Ich Seh, 2015) de Veronika Franz e Severin Fiala, Dois Caras Legais (The Nice Guys, 2016) de Shane Black, Spotlight: Segredos Revelados (2015) de Thomas McCarthy, Trumbo: Lista Negra (2015) de Jay Roach, Zootopia - Essa Cidade é o Bicho (2016) de  Byron Howard e Rich Moore, O Escaravelho do Diabo (2016) de Carlo Milani, Star Trek: Sem Fronteiras (2016) de Justin Lin, O Homem nas Trevas (Don't Breathe, 2016) de Fede Alvarez, Rogue One: Uma História Star Wars (2016) de Gareth Edwards, Snowden (2016) de Oliver Stone, Nahid (2015) de Ida Panahandeh, Capitão Fantástico (Captain Fantastic, 2016) de Matt Ross, 3% (2016) de Pedro Aguilera, Stranger Things (2016) de Matt Duffer e Ross Duffer e Westworld (2016) de Jonathan Nolan, Lisa Joy e Halley Wegryn Gross.

FALTOU ALGUM NESSA LISTA AQUI? COMENTE! 
CONFIRA OS FILMES QUE FORAM LANÇADOS NESSA LISTA AQUI!

MASHUP DOS TRAILER DE 2016!


Siga o Tertúlia no Facebook e no Instagram
Assine nosso Feed e recebe as últimas atualizações
ACREDITE NA GRAVATA!

#AcrediteNaGravata #MemóriasSecretas #Remember2015 #Remember #RememberMovie #AtomEgoyan #CristopherPlummer #MartinLandau #AChegada #Arrival #DenisVilleneuve #AmyAdams #JeremyRenner #ForestWhitaker #ABruxa #TheVVitch #TheWitch #RobertEggers #AnyaTaylorJoy #RalphIneson #KateDickie #HarveyScrimshaw #MãeSóHáUma #MãeSóHáUma2016 #AnnaMuylaert #NaomiNero #RuaCloverfield10  #10CloverfieldLane #DanTrachtenberg #MaryElizabethWinstead #AGarotadoTrem #TheGirlontheTrain #TateTaylor #EmilyBlunt #SrSherlockHolmes #MrHolmes #BillCondon #IanMcKellen #DeusBranco #DeusBranco2014 #WhiteGod #WhiteGod2014 #WhiteGodMovie #FehérIsten #KornélMundruczó #ZsófiaPsotta

Nenhum comentário:

Postar um comentário