quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Tertúlia Indica: Eles Vivem (They Live, 1988) de John Carpenter


Direção: John Carpenter
Roteiro: John Carpenter e Ray Nelson
Elenco: Roddy Piper, Keith David e Meg Foster

Velho Treta!!!

   John Carpenter é um diretor e roteirista que veio de outro mundo, é a única explicação para que seus filmes de terror, suspense, ficção científica fiquem gravados na memória de quem curte esses gêneros. Antes de Eles Vivem (1988), Carpenter já havia dirigido Hallowen (1978), Fuga de Nova York (1981), O Enigma de Outro Mundo (1982), Christine, O Carro Assassino (1983), e Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986). Eles Vivem surge no finalzinho da década de 1980 e não pede licença nem desculpa pra meter dois chutes no peito da sociedade americana e ainda rouba o doce deles. 

 
   Neste filme Carpenter faz uma dura crítica a sociedade americana da época, mas também não deixa de ser atual. Sendo um personagem principal um trabalhador braçal o filme mostra a história contada pelos excluídos da história e o sonho americano vai sendo destruído aos poucos ao mostrar a dura realidade de quem está a margem do sistema. No fim, estamos presos em uma gaiola e somos conduzidos, manipulados por alguém superior a nós. Teoria da conspiração? Não exatamente. Carpenter tenta fantasiar essa manipulação, porém não é difícil imaginar de quem ele está falando. E é algo que vai muito mais além dos EUA, como o próprio filme mostra.

Este é seu Deus :)

   O filme trabalha bem a questão de realidade versus ficção. A nossa realidade é mesmo real? A idéia que um óculos torne possível ver além das aparências é quase dizer que somos míopes e só vemos uma versão do real "borrada". Ao utilizar o óculos nossa visão se torna clara e podemos ver sem borrões aquilo que nós manipula. Nesse filme isso aparece no título do filme que é parte da frase "Nós dormimos, eles vivem". É algo que muitos filmes de ficção científica trabalham, nossa realidade como ficção e o verdadeiro real escondido. E o personagem principio sempre descobre como acessar este espaço inalcançável. E quanto mais eu vejo filme de ficção científica mais Matrix (1999) perde sua originalidade. Porém descubro ótimos filmes nesse processo.

E pra ficar melhor tem ele online. Curta, confira, descubra, exploda sua mente, acredite na gravata!

TRAILER LEGENDADO
filme completo: youtu.be/c9EfHz-uxRQ

Siga o Cine Tertúlia no Facebook e no Instagram 
Assine nosso Feed e recebe as últimas atualizações.
ACREDITE NA GRAVATA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário