quinta-feira, 14 de maio de 2015

TertúliaView: "Candidato Maldito" (Masters of Horror - Homecoming, 2005) de Joe Dante

Se eu falar aqui "Zumbi", muitas reações são possíveis! Alguns sentirão prazer de ler mais um novo filme de zumbi fodástico ou poderão ter como reação de mesmice nos enredos cinematográficos... Mas como odiamos dualismo jogamos na tertúlia um filme que poderá quebrar essas barreiras e reinventar o gênero... DÚVIDA? BORA TERTULIAR ENTÃO!

+ Candidato Maldito (Masters of Horror - Homecoming, 2005) de Joe Dante



Pensa só... Num belo dia o diretor Mick Garris decide reunir com alguns amigos para jantar... Quem são seus amiguinhos? John Carpenter, Larry Cohen, Don Coscarelli, Guillermo Del Toro, Stuart Gordon, Tobe HooperJohn Landis e outros (até bateu um calafrio aqui com tanto nome lindo)! Assim, no meio de camaradagem e muita diversão, Del Toro dá um nome ao grupo, "Masters of Horror", pouco foda não? Assim o negócio se desenvolveu, agregando nomes de peso como Dario Argento, Eli Roth, David Cronenberg, Wes Craven, Robert Rodriguez, James Gunn, Lloyd Kaufman e outros. O role ficou tão foda que isso se tornou uma série de televisão, a cada semana um pequeno filme dirigido por algum deles... SIMPLESMENTE GENIAL!


Na foto: Larry Cohen, Robert Parigi, John Carpenter, Stuart Gordon, Don Coscarelli, Guillermo Del Toro, Bill Malone, John Landis, Tobe Hooper, Mick Garris e Bob Burns.
Deste modo no sexto episódio temos ninguém menos que Joe Dante (de filmes como "Piranha", "Gremlins", "Looney Tunes: De Volta à Ação"), para realizar uma adaptação do conto "Death & Suffrage" de Dale Bailey. Dante simplesmente destrói nos quase 60 minutos desse filme, reinventa o gênero zumbi e faz uma crítica ácida a política democrática estadunidense e sua INSANA busca por guerras e heroísmo.

Joe Dante.
Esse post contem revelações sobre o enredo do filme.

Com isso conhecemos um jornal totalmente tendencioso em suas analises e cheio de comentários extremamente conservadores, em que o personagem David Murch  (Jon Tenney) diz a uma mãe que está lamentando a morte de seu filho que faleceu como soldado na guerra, "acredite, se me concedessem um desejo... Se me concedessem... um desejo... eu desejaria... que o seu filho voltasse"... Murch é um dos chefes de campanha para a reeleição de um presidente Republicano (partido conservador estadunidense) que precisa fazer tudo para que essa vitória aconteça, sendo que a votação ocorre em poucas semanas. 


Jon Tenney
Devido a essa frase algo mítico começa a acontecer: os soldados mortos na guerra retornam mesmo, como zumbis! E nosso querido jornalismo conservador começa a analisar esse bizarro acontecimento como sendo "a mão de Deus tocando a nossa nação" ou então que "nem a morte pode deter a marcha da liberdade".(???) BEM BIZARRO NÃO! Mas com o decorrer dos acontecimentos os "soldados zumbis" mostram para o que vieram: VOTAR! Isso mesmo! Exercer o que a de mais importante na terra da liberdade, chamada Estados Unidos! Tudo vai bem até um zumbi revelar seus objetivos, "eu fui morto por uma mentira [...] Só queremos uma coisa: votar... e votaremos em qualquer um que acabe com esta guerra maldita". Ai o jogo vira totalmente... O que era a mão divina se torna "criaturas satânicas" e o que era a marcha pela liberdade se transforma numa "ameaça à saúde pública", imprensa nenhum um pouco tendenciosa. 


Fazendo lembrar e muito nosso amiguinho aqui, Arnaldo Jabor, e suas opiniões sobre as manifestações de 2013 no Brasil que, de "bando de jovens de classe média", se transformou em "cidadãos brasileiros em luta" em apenas uma semana...
"[...] vendemos uma guerra inventando um monte de besteiras. E esses pobres miseráveis morreram por causa disso." Os militares agora não estão mais do lado republicano, eles estão afim de acabar com a guerra! A TRETA ESTÁ ARMADA! Os votos mudarão o destino de um país! O filme parece então caminhar para uma exaltação do poder democrático... Mas não é isso a intenção do diretor! Mesmo tendo uma ampla diferença de votos para a oposição, o sistema eleitoral resolve fazer uma recontagem e... Opa! Ganhou o partido republicano por mais 4 anos! QUE MERDA DE DEMOCRACIA HEIN... Muito semelhante a eleição de George W. Bush não?

ELEIÇÕES DE 2000 - GEORGE W. BUSH E AL GORE

A questão do zumbi moderno surgiu em 1968 com o clássico de George Romero "A Noite dos Mortos-Vivos", criando uma crítica intensa a uma sociedade que não pensava e assim agia como um zumbi... Mesmo preferindo a perspectiva do zumbi proveniente da feitiçaria, Joe Dante consegue levar a perspectiva de Romero muito além, criticando mais ainda essa sociedade de quase 40 anos depois, um sociedade tão estúpida que zumbis conseguem ter mais ação transformadora que os vivos... FODA NÉ? Não é à toa que rolou até uma homenagem a Romero nessa cena. 

Saca só a lápide da esquerda, não seria de George Andrew Romero?
Mas se formos falar do filme em si é meio decepcionante: Atuações ridículas, enredo com cenas totalmente inúteis e... o título nacional hein... "Candidato Maldito", será que assistiram o filme antes de dar esse nome? Mas felizmente, devido a uma crítica FUDIDA ao sistema político e a perspectiva do uso do zumbi, tal filme merece um lugar aqui no #TertúliaView.

FILME COMPLETO DUBLADO
(tínhamos uma versão legendada, mas, devido ao autoritarismo da internet, agora só temos essa)

Siga o Cine Tertúlia no Facebook e no Instagram
Assine nosso Feed e recebe as últimas atualizações.
ACREDITE NA GRAVATA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário