quinta-feira, 7 de maio de 2015

TertúliaView: "À Prova de Morte" (Death Proof, 2007) de Quentin Tarantino

"Isso assim tomávamos nós", foi com essa frase que Pero Vaz de Caminha interpretava o que encontrava nesse "novo" território que hoje chamamos de Brasil na época de seu "descobrimento", e com isso, deixava subentendido que estava numa terra desconhecida e toda e qualquer interpretação que escrevesse seria o que os navegantes acreditavam ver, não sendo estritamente a verdade. Nesse #TertúliaView acho que vou utilizar dessa mesma frase...

+ À Prova de Morte (Death Proof, 2007) de Quentin Tarantino



O filme é uma grande homenagem aos filmes B de 1970 com toda sua temática especulativa, fruto do projeto chamado "Grindhouse" em parceria com Robert Rodriguez (que dirigiu o INSANO "Planeta Terror"), assim vamos lá: filtro de rolo de câmera antigo, trilha sonora de 70, mulheres sensuais e um perigo a solta por ai... Básico não? Sim! Mas estamos falando de Quentin Tarantino, um dos diretores mais INSANOS do cinema... Ele nunca ia ficar no básico.



O filme pode ser dividido em duas partes, pois na primeira conhecemos uma versão mais setentista, digamos assim, Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier, a filha do Sidney Poitier véi!) parte para uma noitada com suas amigas se divertindo em um bar e conhecendo garotos. Mas ai conhecemos o personagem Dublê Mike (Kurt Russell), um homem misterioso que está sempre levantando dúvidas, possuindo um carro que ele mesmo diz ser à prova de morte (ele falou o título do filme! rs). 



Com isso conhecemos uma típica narrativa da década de 1970 com mulheres independentes, basicamente um tipo de "refilmagem" do clássico B "Faster, Pussycat! Kill! Kill!" (1965) de Russ Meyer, um ótimo filme com uma ótima narrativa, mas que para mim peca feio no final, ao mostrar Varla (Tura Satana) deixada para morrer, "ela não irá a lugar nenhum" diz o personagem Kirk (Paul Trinka), dando um fim mortal a rebelião feminina contra o machismo. Assim como nosso filme em questão, conhecemos garotas independentes e cheias de confiança, mas que infelizmente o machismo, simbolizado na figura de Dublê Mike, destrói e não permite testemunha alguma, a não ser ele mesmo (uma machista filho de um puto!) confirmando assim que ele é à prova de morte. Não é à toa que a personagem Shanna (Jordan Ladd) está com um camisa escrita BADASS CINEMA, na mítica cena em que Varla mata o personagem Tommy (Ray Barlow) no filme de Meyer, demonstrando que elas estão ali para desafiar tradições, mas o final trágico acontece, "Isso assim tomávamos nós".


Sydney Tamiia Poitier e Dublê Mike
Shanna (Jordan Ladd) e sua camisa de "Faster, Pussycat! Kill! Kill!"
Clássica cena de "Faster, Pussycat! Kill! Kill!"
Para dizer ainda mais como os homens são estúpidos, vemos um detetive desvendando totalmente o caso, mas... prefere ver as corridas de Nascar do que fazer justiça... SE FUDE HEIN!


Vanessa Ferlito
14 MESES DEPOIS, segundo o filme, Dublê Mike está de volta as ruas e encontra um novo quarteto de amigas e decide "fazer amizade". Mas ai que está os tempos são outros e assim os resultados talvez não os mesmos da primeira parte do filme. Essa parte começa em P&B, assim como em muitos filmes tal filtro serve para algo, aqui auxiliou na perspectiva de que aquela cena seira algo totalmente retrogrado em nossa sociedade, o machismo, pois nessa cena Dublê Mike demonstra toda sua "simpatia" por mulheres ao encara-las somente como um objeto a ser consumido e descartado. Mas é claro, "isso assim tomávamos nós".


Mary Elizabeth Winstead, Rosario Dawson, Zoë Bell e Tracie Thoms
Mas como falei antes, são outros tempos e assim os resultados talvez não os mesmos da primeira parte do filme, e retornamos ao colorido, mas sem nenhum filtro antigo, denotando que estamos nos dias atuais, então... PREPARE-SETemos uma abordagem mais ampla sobre essas mulheres e suas perspectivas, o personagem Dublê Mike figura bem menos aqui. Logo, o machismo ainda se encontra vivo, mas ele se apresenta cada vez menos. E quando esse maldito aparece, num momento de maior alegria para a personagem Zoë Bell (que interpreta mais ou menos ela mesmo, pois ela é também uma dublê), pois está realizando um sonho com um Dodge Challenger 1970 branco, o clássico carro de "Corrida Contra o Destino" (Vanishing Point, 1971) de Richard C. Sarafian... E por essa maldita interrupção, essas mulheres não deixaram barato! Mas deixo aqui avisado "isso assim tomávamos nós".


Crianças... Não tentam isso em casa sozinhos! Tenham sempre a companhia de um adulto e lembrem-se: tesoura sem ponta!
Esse final se mostra um novo momento para as mulheres ocupando lugares até antes por homens: um dublê? Há 14 meses antes era somente o Dublê Mike, agora conhecemos dublês mulheres! À Prova de morte? Agora Zoë Bell também é! Sr. Machismo seus dias estão contados! CONFIRA A CENA FINAL E TENHA TODA A CERTEZA DISSO! Mas já deixo aqui falado, "isso assim tomávamos nós".


CENA FINAL MAIS FODA DA HISTÓRIA DO CINEMA!

Mudar o mundo contra todo e qualquer preconceito... O cinema também participa dessa mudança INSANA! Que venham as tradições ditas "à prova de morte" que mostraremos nossa gravata!

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