quinta-feira, 22 de outubro de 2015

TertúliaView: "Poder Sem Limites" (Chronicle, 2012) de Josh Trank

É um filme de super-heróis? SIM! Com adolescentes? SIM! Após essas duas perguntas podemos ter conquistado seu coração para ler esse #TertúliaView ou é provável que você já tenha fechada essa página... Mas calma ai o role de hoje vai ser muito INSANO

+ Poder Sem Limites (Chronicle, 2012) de Josh Trank


No conto "O Retrato Ovalado" de Edgar Allan Poe, conhecemos a intensa paixão do artista ao representar a realidade em sua obra, em que um pintor busca incessantemente representar sua esposa num quadro. Do mesmo modo, o diretor de um filme deseja realizar uma obra coerente para que o público sinta empatia com seus personagens e sua história. O cinema sempre busca se aproximar da realidade para deixar seu filme mais próximo da verdade do espectador desde a sua primeira exibição, com "A chegada do trem na estação" (L'Arrivée d'un train en gare de La Ciotat, 1985) de Auguste e Louis Lumière, em que o público pagante saiu corrente com medo, acreditando que o trem exibido era de verdade. Muitas tecnologias chegaram: o cinema com falas, colorido, efeitos especiais e sonoros e outros.

Três adolescentes... Super poderes... E uma câmera!
Olha uma bola flutuando!
Mas foi em 1980, Ruggero Deodato dirige "Holocausto Canibal" (Cannibal Holocaust, 1980), um filme  que chocou plateias ao redor do mundo devido a brutalidade de sua história, mas que tinha um detalhe que fazia toda a diferença, foi o primeiro Found Footage de sucesso no mundo. Sendo até chamado para julgamento na justiça sobre se as mortes apresentadas no filme são verdadeiras ou não. Assim sendo, o filme quebrou várias barreiras entre o público e o cinema, como a chamada "quarta parede" no teatro, a parede imaginária entre o público e os atores, através da qual a plateia assiste passiva à ação do mundo encenado. Mas afinal o que seria esse tal de Found Footage (FF)? É um gênero que apela para a "câmera na mão", dando um caráter mais realista a obra, pois tudo que vemos no filme foi filmado pelos personagens da história.  Mas esse tipo de filme só adquiriu status em 1999 com o filme "Bruxa de Blair" (The Blair Witch Project) de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez. Começando assim uma indústria cultural gigantesca sobre esse estilo, saindo filmes como "Atividade Paranormal", "[REC]", "Cloverfield" e outros.

Mesmo fazendo um bom uso do FF o filme possui algumas cenas desnecessárias, como na cena em que Matt tenta reconquistar o coração de Casey... Sério! Quem tem um espelho do lado da sua porta?
"Faça cara de mal..."
É nessa indústria sedenta por grana que surge nosso filme em questão, "Poder Sem Limites" (Chronicle, 2012) de Josh Trank, com uma mistura de FF com a temática super heróis, muitos já devem olhar e dizer que o filme é clichê puro! Mas não, acredito que é o primeiro filme de super herói que me fez compreender o que realmente seria adquirir super poderes e as consequências que ele poderia gerar, tá ligado na ideia de fazer o público sentir empatia com a obra? Aqui ela acontece de maneira muito bem administrada. Conhecemos mais um adolescente looser, Andrew Detmer (Dane DeHaan), que possui muitos problemas familiares com sua mãe morrendo e seu pai alcoólatra. Seu único amigo é o seu primo, Matt Garetty (Alex Russell), e por um acaso se torna amigo do "manda chuva" Steve Montgomery (Michael B. Jordan). São pessoas sendo pessoas e tendo vida que pessoas possuem pessoando pessoalmente por ai. Escrito por Max Landis, o filho do mítico John Landis, vemos que não há nada de extravagante nesse roteiro, até que esse trio encontre uma caverna com algo bizarro (e o melhor é que em nenhum momento o filme revela o que é realmente aquilo!) e a partir dai o role começa a ficar INSANO mesmo. Com a adição da câmera FF e com os efeitos especiais, fazem com que alguns planos sequências do filme serem GENIAIS!

Um dos melhores plano sequência do filme!
Coitadinha da aranha...

Em meio ao FF e a vida desses três amigos o filme conquista nos detalhes, Matt é um grande leitor de filosofia e sempre está atualizando seus amigos com alguma nova teoria, como o papel do indivíduo em sociedade, em que muitas vezes favorecemos o "eu" e esquecendo-se do todo. Nosso protagonista, Andrew, tem diversos problemas com seu superego, coisa que acarretará diversos dificuldades para a caminhada desses adolescentes. Independente dos processos, terá somente uma conclusão, se tornarem adultos, deste modo a construção dos personagens e as suas discussões filosóficas, mesmo que pequenas, faz o filme ganhar um caráter emocional ao final do filme, que pode ser fatal. Ah! E para completar sobre o conto de Poe mencionado no inicio do texto, o artista consegue realizar seu quadro perfeito, gritando: "é a vida, é a própria vida que aprisionei na tela"... E ao se voltar para sua esposa percebe que ela está morta... Durma com essa!

TRAILER LEGENDADO

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