quinta-feira, 1 de outubro de 2015

TertúliaView: "O Mendigo com uma Escopeta" (Hobo with a Shotgun, 2011) de Jason Eisener

Um mendigo enfurecido por um sistema podre se junta a uma prostituta para limpar uma cidade tomada pelo caos. Não pera. Sim meus amigos engravatados, junte isso com traficantes insanos, papai noel pedófilo e sangue e você terá um filme trash prontinho pra você!


Direção: Jason Eisener
Roteiro: John Davies
Elenco: Rutger Hauer, Pasha Ebrahimi, Robb Wells


Hobo with a Shotgun (ou Um mendigo com uma escopeta), é um daqueles filmes que não pode ser levado a sério. Por mais que eu abomine essa frase - realmente acho que qualquer filme tem alguma discussão interessante, e Hobo não foge disso - toda tentativa de encontrar alguma profundidade nele não compensa. E isso não quer dizer que o filme seja ruim. Também não quer dizer que ele não tenha nada para nos dizer ou que nos faça pensar.


O filme é um spin off de Grindhouse. Ele é derivado de um trailer que aparece no filme, assim como Machete (2010). O enredo é o mais simples que poderia ser imaginado. Dá uma espingarda para um mendigo e deixa o terror comer solto. Sério, o enredo poderia ser resumido a isso! Mais especificamente, um mendigo chega em uma cidade caótica dominada por um traficante. Logo de início, o mendigo presencia o traficante e seus sanguinários filhos em um "espetáculo" com próprio tio pelas ruas da cidade. Um "espetáculo" que termina com decapitação e sangue!


O mendigo chega a cidade apenas procurando tranquilidade. Na cena seguinte percebemos o que ele realmente quer. Um cortador de gramas e uma casa tranquila para viver. Um retrato do "Sonho Americano". Em quantos filmes, desenhos e seriados que você já assistiu, é retratado uma família em que, aos sábados, corta seu gramado para deixá-lo mais bonito? O mendigo, a escória da sociedade, só quer se inserir nessa mesma sociedade que o julga e o condena.

"Eu estou cansado. Preciso de dinheiro para um cortador de grama"

 Em seguida, o mendigo sai decidido a levantar dinheiro para conseguir seu objetivo, uma espécie de "self-made man" as avessas. Após conseguir levantar o dinheiro de um modo nada convencional, o mendigo vai a loja comprar seu cortador de grama. Enquanto está na loja, ela é assaltada. Cansado de tanto caos e criminalidade, ele decide fazer algo. Pega a arma que está a venda na loja e mata os assaltantes. A partir de então, o mendigo se dedica em limpar a cidade de toda imundice moral, incluindo traficantes, pedófilos e cafetões.

Sim na mesma loja que vende cortador de grama, vende-se armas. Isso se chama América!

Apesar de ser um filme descompromissado, que prioriza a violência gratuita, Hobo se apresenta como uma metáfora ambivalente. Por um lado, a escória da sociedade, um mendigo com a ajuda de uma prostituta decide limpar moralmente a cidade de playboys e policiais corruptos. Por outro lado, eles sempre visam uma vida melhor nos moldes do American Way of Life, seu objetivo é levantar dinheiro para comprar um cortador de grama, para em seguida conseguir mais dinheiro cortando grama, para, por fim, conseguir abrir seu próprio negócio de jardinagem. Um filme que sustenta a ideia de que qualquer um, com trabalho e suor (ou pedindo dinheiro) poderiam conseguir triunfar na América!


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