quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Tertúlia Análise: Melhores de 2014

Sabe aquelas listinhas que todo mundo faz sobre os melhores do ano passado? Nós fizemos também, mas #AcrediteNaGravata, a galera aqui fez utilizando uma gravata e com muita INSANIDADE da cabeça! Logo essa lista aqui você não irá encontrar em qualquer lugar. ELA É ÚNICA! Como aqueles dias em que tudo parece a mesma coisa, mas que por um detalhe faz a vida valer a pena. PREPARADOS?

Para já deixar bem claro fizemos a lista com os filmes que estrearam nos cinemas brazucas no ano de 2014, assim tivemos como base o site Filme B (clique aqui), logo não reclame por ter filmes que são de 2013, ou de 2012 ou que você não nasceu nos anos 1980... Beleza? Outro ponto para deixar aqui é que não somos favoráveis a listas como "ranking", assim os filmes abaixo estão em ordem alfabética, nenhum outro critério foi utilizado para suas colocações. Beleza novamente? VAMOS LÁ ENTÃO!

+ "Chef" (2014) de Jon Favreau


Já viram Homem de Ferro? Sensacional, certo? Jon Favreau se mostrou um grande cineasta com os dois filmes do Homem de Ferro. Mas é em Chef que ele encontra uma maturidade como diretor e também como ator. Não é só um filme com mil celebridades, mas é uma ode à culinária, família e filmes de road trip!


+ "Clube de Compra Dallas" (Dallas Buyers Club, 2013) de Jean-Marc Vallée



Qual é a barreira do legal e do ilegal? Em Clube de Compras Dallas nos é apresentada a história de Ron WoodRoof, um heterossexual homofóbico que é diagnosticado soropositivo em 1985, quando a doença era vista como uma praga gay. Com expectativa de vida de apenas 30 dias, Ron busca diversas alternativas para conseguir sobreviver, desde medicamentos altamente tóxicos (ATZ) até montar uma rede de compra de medicamentos trazidos ilegalmente do México (sempre o México --') onde associados, a partir de uma taxa mensal de 400 dólares, poderiam ter acesso ao medicamento que quisessem. Essa última alternativa se mostra a mais viável por apresentar menos efeitos colaterais e uma expectativa de vida. Porém, o negócio é minado pela FDA (Food and Drug Administration). A questão é que fica, por que proibir uma alternativa que mostrava resultados positivos e liberar um medicamento altamente tóxico e que não demonstrava bons resultados? A discussão vai além: as leis estão ai para nos proteger?  


+ "Expresso do Amanhã" (Snowpiercer, 2013) de Bong Joon-ho


Snowpiercer apesar de seguir a linha dos filmes distópicos consegue trazer um ar novo para esse gênero. É aquele filme que está apontando o dedo na nossa cara, pois está falando diretamente da nossa sociedade e todos as sujeiras varridas pra baixo do tapete e pela falta de tempo não conseguimos parar e pensar sobre estes problemas. É um filme para o século XXI ao falar tanto dos problemas da sociedade atual e dos problemas climáticos que enfrentamos.


+ "Guardiões da Galáxia" (Guardians of the Galaxy, 2014) de James Gunn

A Marvel nos trouxe uma maravilhosa surpresa em 2014! Reviver um grupo de heróis um pouco esquecido pela mainstream aliado com uma trilha sonora que você VAI colocar no seu celular depois que assistir Peter Quill salvar o universo ensinando-o a dançar!.... Nós somos GROOT!!!


+ "O Grande Hotel Budapeste" (The Grand Budapest Hotel, 2014) de Wes Anderson


 
Os Excêntricos Tenenbaums (2001), A Vida Marinha com Steve Zissou (2004), Viagem a Darjeeling (2007), Moonrise Kingdom (2012) são alguns dos filmes no currículo de Wes Anderson. Grande Hotel Budapeste é uma adição de mais cenários lindos, histórias maravilhosas, simetrias exatas e um elenco sensacional dentro de 1 hora e 40 minutos de filme!



+ "O Homem Duplicado" (Enemy, 2013) de Denis Villeneuve


Vc já andou na rua e teve a impressão de ver uma pessoa parecida com vc? E se essa pessoa não é apenas parecida com vc, mas idêntica, o mesmo rosto, traços, cicatrizes, tom de voz, corte de cabelo. Tudo. Com uma exceção. Ela não é você, ou será que é? Essa eh a premissa do filme O Homem Duplicado, baseado na obra homônima de José Saramago. No filme, Adam, um professor universitário de história descobre ao assistir um filme que o ator principal é fisicamente igual a ele. A partir Adam começa a ir em busca de seu sósia, descobrindo que o grau de semelhança entre eles é além do possível. A brisa que esse filme traz é: onde está a identidade do indivíduo ao saber que há outra pessoa idêntica a ele? Quem é esse "ELE" de fato? E como assegurar que essa pessoa não tome sua vida, ou que você não se torne ele? Sem dúvida, uma grande discussão sobre lugar do indivíduo na sociedade massificada, onde queremos ser aceitos por um determinado grupo social e para isso perdemos nossa essência.


+ "O Lobo atrás da Porta" (2013) de Fernando Coimbra


Aqui nessa parada é o seguinte: você não sabe de nada do que está acontecendo ali e o que o diretor quer fazer é dar porrada no seu cérebro! E ai que está a genialidade do enredo! O filme começa como um dia qualquer: acompanhamos uma mãe até a escola para buscar sua filha, mas onde ela está? Assim numa delegacia de polícia diversos depoimentos são coletados, mas e se os depoimentos estiverem se contradizendo? Como encontrar a "verdade" sendo que encontramos apenas perspectivas dela, em que cada um tenta defender seu lado? E dai vamos caminhando para o final mais "de cagar para dentro" que vi nos últimos tempos no cinema. GENIAL!
 

 
+ "O Menino e o Mundo" (2013) de Alê Abreu


O que falar dessa obra sem mencionar que é uma das melhores animações da história! "Mas porque?" Lembra de quando você era criança, não entendia nada das preocupações que os adultos tanto falavam, o mundo era um lugar extremamente curioso e cheio de aventuras? Alê Abreu consegue fazer isso nesse filme adicionando discussões pesadas como ditadura militar, coisificação do indivíduo e identidade... Sério! É um filme que não se deve deixar passar...


+ "Relatos Selvagens" (Relatos Salvajes, 2014) de Damián Szifron


Sabe aquela discussão que sempre aparece alguma vez em nossa vida: CIVILIZAÇÃO vs BARBÁRIE? Esse filme apresenta tal dualismo de maneira única e perfeita em seis relatos de pessoas que simplesmente perderam o controle. Assim toda a fúria que tentamos dominar pode simplesmente ficar descontrolada por um pequeno detalhe e é nesse pequeno detalhe onde o filme trabalha, e trabalha muito bem. SELO EXPLODIDOR DE MENTES, OU SEU DINHEIRO DE VOLTA!


+ "The Babadook" (2014) de Jennifer Kent


Filme de terror nos últimos anos anda se resumindo a found footage (aqueles filmes estilo bruxa de blair) e demônios. Babadook é uma ótima exceção a essa regra não só por não seguir esse esquema como ser inovador no design, nos enquadramentos e em uma história que pode parecer óbvia, mas nos surpreende a cada momento. Com ótimas atuações, uma história intrigante e final surpreendente esse é um dos melhores filmes de terror dos últimos anos!!! 

FIQUE COM ESSE MASHUP DOS FILMES DE 2014! 

PS: Fazer essa lista num foi nada fácil, cada tertuliano em uma cidade diferente e muita discussão do que é um filme "bom" e o que é "ruim" (discussões bem de humanas, saca?). Mas no final foi esse nosso top 10, mas se quiser saber outros filmes mencionados fica aqui mais dicas: O Abutre, Ela, Garota Exemplar, Tudo por Justiça, Sob a pele, Uma Viagem Extraordinária, Ninfomaníaca, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, Capitão América 2: Soldado Invernal, Robocop, Trapaça, Lucy, Fruitvale Station: A Última Parada, 47 Ronins, Planeta dos Macacos: O Confronto, Mar Negro, Boyhood - Da Infância à Juventude, 12 Anos de Escravidão e Uma Aventura LEGO.

Siga o Tertúlia no Facebook
Assine nosso Feed e recebe as últimas atualizações
ACREDITE NA GRAVATA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário