sábado, 24 de janeiro de 2015

Tertúlia Indica: Busca Alucinante (Pawn Shop Chronicles, 2013) de Wayne Kramer

Filme bem desconhecido por essas bandas (acho que é desconhecido até nos States também) mas que tem uma narrativa bem sui generis digamos assim: três INSANAS histórias sulistas que tem apenas uma coisa em comum: todas tem início numa loja de penhores... Acredito que devido a esses dois motivos (filme desconhecido e enredo exótico) as sinopses encontradas pela internet são uma MERDA, parece que alguém ouviu falar do filme e escreveu algo e o resto dos sites de cinema apenas deram um Ctrl+C e um Ctrl+V... BUNITU HEIN!

+ Busca Alucinante (Pawn Shop Chronicles, 2013) de Wayne Kramer

POSTER DO FILME
O título nacional é pouco convidativo, parecendo mais um filme de ação perdidos nas "prateleiras" digitais (afinal, vai ser difícil aparecer a mídia física dele por aqui), sendo que o título "Crônicas de uma Loja de Penhores" (como no original) muito mais "divertido" e mais a ver com a trama. Mas aqui é Cine Tertúlia, nada e nenhuma barreira é capaz de impedir nossas INSANIDADES. Para início de conversa podemos falar de como foi bizarro até a produção do filme, já que passou pela mão de Fred Durst (mais conhecido como vocalista do Limp Bizkit) até que chegou nas mãos de Wayne Kramer (de Território Restrito).

Paul Walker e Kevin Rankin
O filme é aquele lance mesmo: TEXAS! TEXAS! E MAIS TEXAS! Sabe aquele jeito de resolver problemas como um texano? Também não! Mas sei que envolve uma espingarda e um CD do Elvis Presley. Assim o filme toma forma, com diálogos inúteis mas ao mesmo tempo indispensáveis para a trama (estilão Tarantino saca?), tendo sempre como base uma loja de penhores em que um branco (Vincent D'Onofrio) e um negro (Chi McBride) trabalham, discutindo racismo de uma maneira que você nunca viu! Sobre se o Papai Noel é negro ou não, se filmes pornôs com negros são melhores e outras INSANIDADES.


E é no meio dessas discussões BIZARRAS que aparecem personagens mais BIZARROS ainda: 1) um querendo vender um arma (DJ Qualls), mais se esquece que irá assaltar uma pessoa em seguida com amigos neonazistas (Paul Walker e Kevin Rankin). Fazendo toda uma referência a "cultura white trash" cheio de críticos e um humor sarcástico, contando com uma participação mítica de Thomas Jane. E por falar em participação podemos afirmar que o falecido Paul Walker fez a atuação de sua carreira nesse filme, está simplesmente INSANO! Com essa cena hilária ridicularizando a ideia de supremacia branca. Assista esses 4 minutos do filme e tire suas próprias conclusões.

CENA DO FILME

2) A partir dai conhecemos um casal recém casado, pronto para sua lua de mel, que por um acaso vão parar justamente na mesma loja de penhores. Assim sendo o marido (Matt Dillon) encontra uma aliança de sua ex mulher que foi dita como morta, partindo numa "busca alucinante" (único momento que o título nacional se encaixa) atrás de sua ex mulher. Entramos a crônica mais pesada do filme: vingança, sangue, violência, sexo, mulheres zumbis e outras BIZARRICES é o que encontraremos aqui. Com direito a participação de Elijah Wood como Johnny Shaw, que irá fazer você amar seu personagem Kevin de Sin City (2005). 

Matt Dillon e Elijah Wood
3) Caminhamos então para a última crônica, em que temos Brendan Fraser como um sócia barato de Elvis Presley no pior dia da sua vida! Nos deparamos então com divergências entre cabeleireiros sulistas, pactos com o tinhoso e a junção de todas as crônicas num final INSANO! Num sei se mencionei antes, mas todas as crônicas apresentadas no filme acontecem simultaneamente e num dia só. Logo não pense que é mais um filme divididos em curtas, mas sim três histórias que se interligam de maneira perfeita e genial! 

Brendan Fraser
Resumidamente são histórias sulistas em que encontramos nazis viciados em metanfetamina, um homem procurando sua esposa sequestrada e um péssimo imitador de Elvis. Uma combinação perfeita para o seu deleite num filme só!

TRAILER ORIGINAL

Siga o Cine Tertúlia no Facebook e no Instagram
Assine nosso Feed e recebe as últimas atualizações.
ACREDITE NA GRAVATA!

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Uma analise filmica vai muito além do bom, ruim e uma bosta. Argumente mais sobre Sr Felipe.

      Excluir
  2. Fui assistir o filme com "um pé atrás", mas acabei me surpreendendo e gostando muito do filme. Como você disse, as três narrativas se passam ao mesmo tempo, percebemos isso quando a camionete dos viciados quase bate no carro de Matt Dillon da segunda narrativa. Que mostra a mesma cena sendo incluída na história. Quanto ao comentário acima de o filme ser uma BOSTA, um palavreado chulo desse, nem merece resposta.

    ResponderExcluir

  3. Sim, o filme é muito bom. Sátira da sociedade americana de forma insana.
    Sim, o titulo deveria ser o original.
    Sim, tem pegada de Tarantino ( tive essa mesma impressão).
    Vi o filme. Gostei. E vim saber mais sobre o filme. Excelente análise.

    ResponderExcluir
  4. para uma pessoal nascida e criada aqui no Brasil falar do absurdo é o mesmo que tentar explicar ao peixe o que é a água...impossível.

    ResponderExcluir