terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Tertúlia Indica: "O Segredo de Eleonor" (Kérity, La Maison des Contes) 2009 de Dominique Monfery


Direção: Dominique Monfery
Roteiro: Anik Leray e Alexandre Reverend
Direção de Arte: Rébecca Dautremer e Richard Despres


   Livros são portas sempre prontas para serem abertas e levarem a gente para algum lugar distante, para um tempo distante, e ainda perto. Kérity é sobre um reino de letra e tinta, e sobre aprender a ler, porém não só letras, mas um mundo. Se focando em histórias, imaginação, sonhos, o filme brinca com a capacidade dos livros serem esses guias para mundos desconhecidos e fabulosos. Natanael, personagem principal, é uma criança, mas também herói, guardião, protetor. Encontrando adversidade, descrença, oportunismo e desonestidade, a sua imaginação é seu escudo e espada para enfrentar o mundo real com o irreal.

"Não é por ser inventado que não existe"

  O filme está muito ligado a frase "Não é por ser inventado que não existe", que tem papel importante na história. Essa por acaso não é uma essência do cinema? Mas, voltando um pouco, o cinema não vem do teatro? E o roteiro de uma peça nada mais é que um livro... E quantos livros não viraram filmes. Nem sempre um bom resultado. Porém ali naquela tela personagens ganham cor, textura, som, nem sempre batendo com aquilo que você desenhou em sua cabeça, mas isso é ótimo, é a imaginação de cada um levando a vários personagens. O contador de história pode criar, modificar histórias, e um contador de história somos todos nós, todos os dias. E Natanael se torna esse contador de história. Não como imaginamos, mais como aprendiz de feiticeiro. Porém, para contar história não é preciso experiência, somente imaginação.
    Tudo isso é empacotado em uma arte incrível de Rébecca Dautremer e uma trilha que busca mexer com a nossa criança interior. Baseado em um livro, o filme fala que não podemos abdicar de nossos sonhos. Manter nosso coração de criança é manter acreditando em um mundo melhor, pois livros são portas, mas também espelhos, eles são duplamente guias, para nossa realidade. Sou o livro que li ontem, sou o filme que vi semana passada. No dia nublado os livros pintam milhões de sóis em nosso teto. Kérity é uma história simples sobre histórias, imaginação, sonhos que fazem a gente querer ir além.

(No sentido horário) Livro Da Terra à Lua, 1865, de Júlio Verne
Filme Viagem à Lua, 1902, de George Meliés
"Buzz" Aldrin na superfície da Lua, 1969


TRAILER


Siga o Cine Tertúlia no Facebook e no Instagram
Assine nosso Feed e recebe as últimas atualizações.
ACREDITE NA GRAVATA!

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Como consigo baixar o filme em português ou com legenda?
    Me chamo Barbara, sou Coordenadora Pedagógica no Projeto Socioeducacional chamado Escola o Tempo Todo aqui na cidade de Osasco.
    Atendemos por ano, uma média de 10 mil alunos.
    Gostaria de passar o filme acima para os educadores do projeto, que totalizam 70 pessoas.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Você pode encontrar o filme, torrent e legenda, nesse link:
      http://cineumpordia.blogspot.com.br/2013/12/o-segredo-de-eleonor-inedito.html

      Excluir