quinta-feira, 23 de abril de 2015

TertúliaView: "O Mundo em Perigo" (Them!, 1954) de Gordon Douglas

O livro "Cinematógrafo - um olhar sobre a História" começa com uma interessante análise do historiador Marc Ferro sobre o pertencimento das imagens, isto é, uma filmagem foi realizada mas a quem pertence? Ao diretor? Ao roteirista? Ao produtor? Atualmente creditamos sempre ao diretor, mas só que muitas pessoas podem estar envolvidas na palavra final do filme... Não? O cinema teve um impulso gigantesco, quando o Estado percebeu o poder de influência e propaganda que a imagem em movimento possui. Assim muito daquilo que conhecemos de cinema não passa de uma propaganda ideológica e política... DÚVIDA? BORA TERTULIAR ENTÃO!

+ "O Mundo em Perigo" (Them!, 1954) de Gordon Douglas


Uma porção de Sinopse, por favor... "No Novo México, uma criança vaga em choque, uma loja é destruída e um cadáver está irreconhecível com ácido o bastante para matar 20 homens. Isso é o início de uma luta que atravessa o deserto e chega à Los Angeles, onde homens em menor número e, bem menos estatura, tentarão combater a horda de insetos." (by Cineplayers)


Bem... se quisermos dar um início para esse filme, podemos falar que começou aqui, no Novo México em 16 de julho de 1945. O Projeto Manhattan, criado em 1942, foi uma reunião de vários cientistas para garantir a segurança do Estados Unidos perante as "malignas" repúblicas comunistas da URSS. Esse vídeo abaixo mostra o que aconteceu na mencionada data, o primeiro teste de um dispositivo nuclear explosivo, chamado de Experiência Trinity.


O filme se passa nove anos depois desse teste e tenta especular sobre absurdas consequências disso. Começamos o filme acompanhando policiais respondendo a um chamado de socorro, mas só encontram uma pequena menina em estado de choque. Explorando mais a região, encontram um trailer destruído que não houve nenhum roubo de dinheiro (LEMBRE-SE DISSO!) e uma loja totalmente desvirada que, novamente, não houve nenhum roubo de dinheiro (LEMBRE-SE DISSO TAMBÉM!).



Mas que raios está acontecendo aqui, cacete? Se os militares não descobrem, temos que recorrer a ciência! E nesse momento conhecemos o Dr. Harold Medford (Edmund Gwenn) e sua filha a Dr. Patricia Medford (Joan Weldon). O filme continua num intenso mistério, apenas especulações são demonstradas, até que o que há de mais BIZARRO acontece!


ISSO MESMO QUE VOCÊ VIU! FORMIGAS ASSASSINAS, COMUNISTAS, ATEIAS, MUÇULMANAS, LEPROSAS E SATANISTAS! 

Não, é claro que elas não tinham todos esses adjetivos... Mas como disse no inicio, A QUEM PERTENCEM AS IMAGENS? Qual a intenção delas nesse filme? Afinal, como dizia uma professora minha, um filme é muito caro, MUITO CARO MESMO, nada é por acaso ali. BORA REFLETIR ENTÃO!



A década de 1950 para o cinema hollywoodiano foi de intensas mudanças, pois a televisão se popularizava de maneira absurda, já que era uma forma de entretenimento com um alto custo benefício. Logo o cinema teve que partir para história mais chamativas, como os épicos: "Ben-Hur" (1959), "Os Dez Mandamentos" (1956) e outros. Ou então partir para filmes assustadores (atualmente dá para dar muita risada deles) com temáticas totalmente bizarras: "A 20 Milhões de Milhas da Terra" (1957), "A Bolha" (1958) e outros, como o filme em questão. Mesmo assim não ficaram livre da influência de seus financiadores, tais como o governo dos Estado Unidos (preocupado em difundir a ideologia anti comunista) e de produtoras bastante conservadoras (preocupadas em difundir a ideologia anti comunista).



Deste modo podemos trabalhar a figura da formiga no filme, um inseto que simboliza e muito a ideia de trabalho, ou mais, o trabalho braçal, o operariado. Se ligarmos essa analogia com o principal inimigo dos Estados Unidos na época sua mente explodi! A modafoca mãe do comunismo petralha ateu muçulmano satanista, vulgo, União Soviética (ou URSS). Sim, isso mesmo! É por meio de detalhes que uma ideologia política é implantada em nossa mente.



Me lembro de ter escrito aqui no blog sobre o "Cinema Catástrofe" (Tertúlia Análise: O Cinema Catástrofe), alegando que esse tipo de cinema, que surgiu na década de 1970, se utilizava do medo para difundir perspectivas conservadoras na sociedade. Mas podemos ver que esse mecanismo já era utilizado e muito bem aqui, em "O Mundo em Perigo", assim o "maligno comunismo" não quer dinheiro (como nas imagens que pedi para você não esquecer), ele não deseja algo comprável, não há discussão com ele... Ele somente quer difundir a destruição no mundo, assim como as formigas no filme. QUE COISA NÃO?



Mesmo com esse forte teor conservador, o filme não é algo ruim, ele coloca algumas perspectivas de AUTO CRITICA. Sim, mesmo exaltando o poder estadunidense e estereotipando os soviéticos, ele critica os Estados Unidos devido sua INSANA procura por bombas atômicas e segurança, sendo totalmente irresponsável com as consequências: AS FORMIGAS ASSASSINAS, COMUNISTAS, COMEDORAS DE CRIANCINHAS... Assim pode ser que o filme deixe subentendido que a ascensão do comunismo seja em parte culpa das nações capitalistas, que realizaram diversas ações olhando somente para si e não para consequências. 


MORRA SEU MALDITO COMUNISTA!!!
Mesmo sendo muito comum nessa época os finais felizes com um horizonte belo e ensolarado, "O Mundo em Perigo" vai num caminho oposto, sim os humanos vencem as FORMIGAS ASSASSIN... (chega né?) mas não vemos um horizonte belo, vemos sim um horizonte cheios de incertezas e obscuridade, ou nas palavras do Dr. Medfor, "Quando o homem entrou na era atômica  ele abriu a porta para um novo mundo. O quê iremos encontrar nesse mundo ninguém sabe."


FIQUE COM A CENA FINAL (leia-se spoiler) E REFLITA!



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