terça-feira, 25 de novembro de 2014

Tertúlia Indica: "Max Manus" (2008) de Joachim Rønning e Espen Sandberg


Direção: Joachim Rønning e Espen Sandberg
Roteiro: Thomas Nordseth-Tiller
Elenco: Aksel Hennie, Agnes Kittelsen, Ken Duken


    Baseado em fatos reais, Max Manus segue a trajetória desse soldado norueguês durante a década de 1940. Poderia falar que é uma história da resistência norueguesa à invasão alemã à Noruega, porém estaria deixando de lado o inicio do filme que mostra Max atuando na Guerra Russo-Finlandesa entre 1939 e 1940. Porém, sim,o filme se foca na formação e atuação do grupo de ação especial formado pro Max e seus amigos.

   Treinados na Escócia, o filme caminha pelas missões de sabotagem do grupo e pela propaganda contrária aos nazistas que tomam o poder. A questão da propaganda e do jornal aparece pontualmente para nos mostrar que a diferença entre terrorista e herói pode ser quem se sai vencedor. Altamente ligado a história da Noruega alguns podem apontar um revisionismo histórico em mostrar os palcos menos importantes na 2ª Guerra Mundial, porém, creio que taxar como revisionismo é reforçar uma visão da guerra construída por EUA, Inglaterra e França que tornaram os outros palcos que não o front ocidental menos importante. Assim, não creio que seja revisionismo, mas uma forma de mostrar que a 2ª Guerra Mundial caminhou para seu fim a partir de vários pontos, vários fatores, e não somente pelo dia D, o desembarque dos aliados na praia na Normandia em 1944.


    Além disso, acho que o ponto mais impactante do filme é sua dimensão e carga emocional. Aos poucos vemos Max se entregando a si mesmo, se despedaçando, e no fim, apesar da vitória, Max está perdido. Neste aspecto os flashbacks que mostram Max atuando na Guerra Russo-Finlandesa revela o impacto que a guerra tem no desenvolvimento do personagem principal, na relação com seus amigos, na relação com o seu país. Max não se torna um herói instantaneamente, ele é construído.



TRAILER LEGENDADO
clique aqui


Siga o Tertúlia no Facebook, no Instagram e assine nosso feed para receber as últimas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário